Bhúta shuddhi – acelerador evolutivo

O Nosso Método proporciona um ganho de desempenho em todas atividades devido ao aprendizado de novos hábitos. As técnicas e os valores que ensinamos são primordiais nesses processo, mas chega um momento que isso pode ser potencializado. É quando entram a limpeza profunda do corpo e canalização de energia criadora, que são aceleradores evolutivos.

Bhúta shuddhi – Fase de purificação intensiva

É a etapa de purificação intensiva do corpo e seus canais de prána, as nádís. Na terceira parte do ády ashtánga sádhana (o anga mantra), e depois na quinta parte (o anga kriyá), já demos os primeiros passos nessa tarefa. Trata-se agora de especializar e aprofundar a purificação, não apenas com mantras, kriyás, pránáyámas, mas também com uma rígida seleção alimentar, jejuns regulares moderados e com um sistema de reeducação das emoções para que o praticante não conspurque seu corpo com os detritos tóxicos das emoções viscosas como o ódio, a inveja, o ciúme, o medo, etc. Também tratamos de regular a quanti­dade de exercício físico, de trabalho, de sono, de sexo e de alimentos. Há uma medida ideal para cada um desses fatores. Qualquer excesso ou carência pode comprometer o resultado almejado.

Estes e outros recursos são utilizados para deixar os canais desimpe­didos, desesclerosados, a fim de que a energia possa fluir livremente quando for despertada. Caso contrário, se despertarmos a kundaliní sem termos antes liberado seu caminho pelas nádís, sua eclosão avas­saladora pode romper os dutos naturais e vazar para onde não deve, causando inconvenientes à saúde. Como os praticantes da “yóga“, com ó aberto, não conhecem os procedimentos corretos, nutrem um justifi­cado medo de despertar a kundaliní. O homem receia o desconhecido e esse tema, para aqueles da “yóga“, é ignorado, misterioso. Daí o misticismo de alguns. Na verdade, seguindo as regras do jogo e a ori­entação de um Mestre, despertar a kundaliní é menos perigoso que atravessar a rua. Por isso, os praticantes do Yôga, com ô fechado, não o temem e dominam perfeitamente esse processo de desenvolvimento.

Progressão no Yôga Antigo

6

Samádhi

Hiperconsciência, Autoconhecimento

 5

Kundaliní

Despertamento do Poder Interno

 4

Maithuna

Técnicas de Canalização da Energia Sexual

 3

Bhúta shuddhi

Fase de Purificação Intensiva

 2

Ashtánga sádhana

Reforço da Estrutura Biológica

1

Aula de iniciantes

Técnicas Biológicas de Introdução

texto extraído do Tratado de Yôga, do Professor DeRose.

Esta entrada foi publicada em Técnicas, Textos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>