Swádhyáya: o auto-estudo.

Swádhyáya: o auto-estudo.

Não, não é o estudo de automóveis. “Swádhyáya” indica em sânscrito um profundo entendimento de si próprio. Para muito além de um olhar interior, constitui um comportamento ético fundamental em sistemas filosóficos orientais.

Pode-se treinar o swádhyáya através de técnicas de concentração e meditação, mas também é possível olhar para si mesmo lendo um bom livro, ou convivendo com pessoas que estimulam a melhor orientação de nossos atos. O olhar exagerado sobre si mesmo pode levar ao afastamento de pessoas queridas, ou mesmo à reclusão. Por isso, nada melhor do que estar cercado de pessoas que nos auxiliam numa sincera avaliação pessoal. Experimente olhar para si mesmo durante o ato de ampliar o círculo de amizades. Em viagens, ao conhecer pessoas novas e ao observar novos lugares, surge uma grande oportunidade para aprimorar a noção que temos sobre nós mesmos. É muito bom aprender sobre nossa própria natureza ao observar o outro.

Marcos Eiji

Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>