Mantenha o machado afiado.

Um caçador saiu para o seu dia de lazer e, ao entrar na floresta, encontrou um forte lenhador que tentava derrubar uma árvore. Os dois se cumprimentaram cordialmente e cada um seguiu seu caminho.

O caçador passou o dia todo caçando e, ao retornar para sua cabana, viu novamente o lenhador, que ainda continuava tentando derrubar a mesma árvore.

Percebendo que o machado utilizado pelo lenhador não estava afiado, o caçador perguntou:

— Por que você não afia esse machado?

O lenhador lhe respondeu:

— Não posso. Eu não tenho tempo.

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Mantenha o machado afiado.

Algumas pessoas são mais produtivas do que outras. Isso é fácil de observar. Embora sejam as mesmas 24 horas, ao longo do dia, algumas pessoas tomam decisões mais eficientes do que outras. Um dos motivos para que isso ocorra é a capacidade de avaliar de maneira consciente a situação ao redor. Uma mente instável e emocionalmente abalada terá um rendimento inferior. Na instabilidade, é comum procurar desesperadamente pela chave do carro abrindo a mesma gaveta três vezes. Algumas abrem até dez vezes a mesma gaveta, dependendo da gravidade emocional. Um desperdício de tempo e força muito comum no campo profissional. Discute-se vinte vezes sobre o mesmo problema somente para chegar vinte vezes às mesmas conclusões. A instabilidade leva a outro infortúnio recorrente que é a falta de foco. A dispersão leva a atenção para inúmeras tarefas inúteis, sem resolver as questões mais fundamentais.

Ao treinar técnicas respiratórias e amestramento da concentração é possível aumentar a produtividade, pois a instabilidade se reduz drasticamente. Ao respirar corretamente, avalia-se a situação ao redor com mais clareza. É necessário treino, disciplina e constância, mas em pouco tempo se observa um bom resultado. A primeira lição importante é perceber como a respiração está ligada aos estados emocionais.

Numa discussão, ou briga, a respiração fica curta, com inspirações e expirações ocorrendo num curto intervalo de tempo. Já no estado de sono é o completo oposto. Com o corpo relaxado, a respiração fica longa e profunda, com grandes intervalos entre a inspiração e expiração. Por isso, é essencial aprender a prolongar o alento para assim usufruir cada vez mais do estado de estabilidade que a respiração profunda proporciona.

O ensino dessas técnicas que envolvem a melhor respiração, concentração e consciência corporal formam um dos grandes pilares do Método DeRose. Fruto de um conhecimento milenar, trata-se de um conjunto de técnicas muito eficientes. Essas práticas levam a um verdadeiro autoconhecimento. As conseqüências benéficas desse tipo de treino farão uma grande diferença no rendimento diário, aumentando a capacidade de avaliação da situação e conduzindo a um maior número de realizações. Pare de perder tempo. Afie seu machado.

Marcos Eiji

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